O Cristo Reacionário:

Imagem

Tem muita gente por aí que diz que Jesus Cristo, em seu tempo, foi um revolucionário, e que o cristianismo primitivo seria uma espécie de comunismo. Belas flores verbais, se não fosse um engano tremendo. O verdadeiro Cristo foi um grandioso reacionário! Chocado? Provarei o porquê. 

Na época que Jesus esteve na Terra, os judeus eram dominados pelo Império Romano, que dominava boa parte do mundo civilizado. E o que seria essa dominação senão a versão antiga do que protagonizaram o nazismo e o comunismo soviético? Imposição cultural, dominação territorial. Não pode haver maior semelhança!

Nesse contexto surgiu Nosso Senhor, com uma proposta não de demolição do mosaísmo, como creemalguns, mas como alguém que questionavaprofundamente o fato de osjudeus, desde os sacerdotes até o povão, terem transformado a Lei Mosaica em algo infrutífero, vazio de significado. Enfim, apenas um conjunto de regras impraticáveis. Eis o motivo da reação!

Jesus Cristo não foi um revolucionário. Ele reagiu à versão primitiva da Revolução. E quando o questionaram acerca de sua missão messiânica de libertar os judeus do jugo romano, ele respondeu calmamente: “não tenho nada com isso”!!!

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s