O MUNDO MISTERIOSO DOS SÍMBOLOS

Anjo Caído Madri

A obra de René Guenón é a chave que traduz a Cosmogonia e a Tradição de todos os povos e tempos sob a forma de ritos, símbolos e mitos da Tradição primordial. No conjunto de sua obra, tratam-se das correntes iniciáticas, bem como Filosofia, Metafísica, Mitologia, e de maneira particular os símbolos universais da tradição perene. Ordenando nossa psique e dando sentido a nossa vida.

O conhecimento de si mesmo é quase que totalmente ignorado pela generalidade dos que nos rodeiam. O iniciado no esoterismo está se pondo em comunicação com a Ciência sagrada e deste modo com a energia-força que a constitui, cujas emanações fizeram possível à realização da grande obra em todos os tempos e lugares. Com ênfase na regeneração do ser, já que são capazes de atuar como despertadores de nossa consciência adormecida.

A iniciação, portanto, propõe uma transformação, uma autêntica revolução interior que faça possível o nascimento das potencialidades adormecidas do Homem Integral.

Neste sentido, o rito através do gesto ritmado põe a energia do símbolo numa determinada substância, de um modelo arquetípico, ou seja, evoca o tempo das origens sacras e primordiais. O sagrado é o centro de tudo.

Com o desenvolvimento da civilização ocidental os símbolos, por sua vez, se desgastaram e foram revelados a poucos iniciados.

O conhecimento dos símbolos possibilita uma ponte vertical: uma ordem de realidade supra-histórica por sua própria natureza, cuja função a qualquer nível de leitura que se observe, não é mais que a de levar do conhecido ao desconhecido por sua mediação simbólica. O símbolo em si está carregado de uma energia especial, como autêntico representante de outros mundos verticais, isto é, desperta uma emoção intelectiva, transladando-nos, por seu intermédio, a realidade do Ser Universal, até sua manifestação formal e substancial no horizonte metafísico.

A transmissão desta ascese foi ensinada aos homens num tempo mítico. E isto é comum para todas as civilizações.

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s