A INCÓGNITA SOBRE O MUNDO MODERNO: O TRÁGICO FIM DE UM CICLO

shiva-brasil-conservador

“Os nossos ouvidos, habituados desde os primeiros anos a ouvir as suas histórias falsas, e os nossos espíritos, imbuídos desses preconceitos desde há séculos, conservam como um depósito precioso essas suposições fabulosas… de tal forma que fazem aparecer a verdade como uma extravagância e dão a lendas adulteradas a aparência de verdade”

Escrito por Sanconíaton

há 4000 anos

 

Proponho-me a fazer aqui algumas considerações que podem  servir de base  para a solução do problema – problema único – que, uma vez resolvido, traria a chave para a solução de todos os outros que são lamentados na terrível crise da modernidade que atravessamos, embora sejam irreversíveis aos estragos já causados.

Se esta crise já lançou profundíssimas raízes, tem isso por causa o tabu que consiste em não se identificar, de modo direto, o máximo responsável por ela.

A literatura védica prevê que no final o Senhor Kalki irá fazer a sua aparição para mudar tudo, como descrito nos versos seguintes: “A partir daí, a conjunção de duas yugas – Kali -Yuga e Satya -Yuga – o Senhor da criação terá o seu nascimento como a encarnação Kalki e tornar-se o filho de Visnuyasa. Neste momento os governantes da terra se degeneraram em saqueadores” (Bhag. 1.3.25).  Este é o momento em que a influência das trevas da idade do Kali -Yuga vai se tornar tão dominante, que sua influência completa se manifestará sem obstáculos.

No caso da atual crise, seria impossível a solução do problema…

A tradição ensina as normas da nossa existência através de alegorias, símbolos e mantendo o espelho da natureza criadora. Estabelece na mente a consciência de que existem padrões duradouros, ou seja, a perenidade das tradições que se manifestaram ao longo do tempo e em distintos lugares.

A transmissão desta ascese foi ensinada aos homens num tempo mítico. E isto é comum para todas as civilizações.

 

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s